domingo, 24 de março de 2019

Como começar na costura histórica?

   

   Recém adquiriu uma máquina no tempo e agora precisa de um guarda roupa de acordo para não se destacar na multidão? Gosta de eventos revivalistas? Quer trabalhar com figurino? Independente dos seus motivos deixo aqui algumas dicas pra quem quer começar com a costura histórica - ou seja, reproduzir as roupas que eram usadas em outras épocas. É com pesquisa e técnicas aquedadas que um traje histórico se diferencia de uma fantasia, e minha intenção é apresentar um caminho para chegar nesse resultado. 

1 - Estude História da Moda 

Por Meg North

   Acredito que estudar história da moda seja a base de tudo. O que eu recomendo não é procurar aspectos sociais e estudar minúcias, mas estudar as características de cada período, o suficiente para que você consiga diferenciar um vestido império de um vestido medieval, por exemplo. Também é importante entender o que você está reproduzindo pra ter mais liberdade de fazer algo que seja sua cara e não apenas uma cópia de algum quadro ou item de museu. 

2 - Escolha um recorte

   Depois que você conhecer os períodos da história da moda com certeza vai encontrar alguns que te interessam mais, e é nessa hora que você define um recorte. É importante que você escolha um período para poder se aprofundar nas pesquisas e conseguir fazer algo de qualidade. Caso você se interesse por recriação histórica, esse foco é essencial para uma imersão maior. Um recorte pode ser tanto um período mais amplo como 'era medieval' ou 'era vitoriana' quanto algo mais específico como 'década de 1730' ou 'guerra civil americana. 

3 -  Defina um kit

   Em recriação histórica, é chamado de kit o conjunto de itens básicas para compor uma persona histórica. Pensar em uma persona é o que vai fazer com que o seu traje pareça historicamente correto. Será um traje da nobreza? Classe trabalhadora? Quais peças compõem esse traje? Talvez você queria montar um guarda roupa completo e aí será necessário saber também quais trajes eram necessários para determinadas ocasiões como passeios, bailes, trabalho etc.

4 - Comece com as peças de suporte

Por TzarinaRegina

   De nada adianta ter um belíssimo vestido de baile se você não tem uma crinolina para armá-lo. Vai ser frustrante ter um roupa pronta e não poder usá-la por falta das peças de baixo. Também recomendo começar por elas porque caso seja você mesmo a costurar, não são peças que serão vistas então você não precisará se preocupar tanto caso não acerte o acabamento logo de cara. 

5 - Atenção aos detalhes

   Na recriação histórica os detalhes fazem a diferença e é por causa deles que você consegue aparentar ter saído de um quadro ou fotografia antiga. Cabelo, maquiagem e acessórios se enquadram nessa categoria. E isso vale tanto para trajes femininos quanto masculinos - e aqui entram questões de barba também. 

5 - Bibliografia sugerida


   Algumas sugestões de livros que considero bons para ter como base, tanto pra quem vai confeccionar os próprios trajes quanto pra quem pretende desenhá-los e entregar para uma costureira. Para cada recorte escolhido com certeza existem vários outros livros especializados, mas foco aqui em opções que trazem um apanhado mais generalizado: 

A roupa e a moda, James Laver - Um ótimo livro sobre a evolução da história da moda
The History of Underclothes, Cunnington, C. Willett - Um livro bem completo sobre as roupas de baixo de homens e mulheres
Tecidos, Dinah Bueno Pezzolo - Um apanhado sobre a história de cada tecido e suas características
A evolução da indumentária - Apresenta uma breve descrição de cada período, e para quem já entende de modelagem também tem algumas representações de molde. 
História do vestuário, Carl Kohler - Moldes feitos a partir de peças de museu, e textos informativos sobre a moda da época. 

6 - Links uteis 

   Apesar de linkar esses dois posts aqui, recomendo muito que dêem uma olhada nos dois sites por completo, ambos são bem informativos. 

História da moda - Por Sana 
The Dreamstress - referências visuais no Pinterest 

   Aqui no blog: 


   Espero que esse post seja útil para quem está pensando em se aventurar na costura histórica, pretendo trazer mais conteúdos sobre isso aqui no blog mas nesse meio tempo me coloco à disposição de responder dúvidas ou anotar sugestões de temas para outros posts, podem me contactar aqui nos comentários ou no meu email: julianalopesmf@gmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.