Como era a lingerie no século 18? Seguindo com os posts sobre como as mulheres se vestiam em outras épocas, o de hoje é sobre a moda durante todo o século XVIII, período que inclui o queridíssimo rococó. Trajes históricos costumam ser feitos sob camadas e durante o século XVIII não era diferente. Apresento aqui algumas das peças que iam por baixo daqueles belíssimos vestidos que eram vistos em Versailles.
Chemise
Também chamada de shift, é a primeira peça que entra em contato com o corpo, e durante todo o século XVIII essa peça não mudou muito, consistindo de um camisolão longo comumente feito em linho, com negas nas laterais, decote profundo e mangas na altura do cotovelo. Era a peça que protegia as roupas da oleosidade do corpo e portanto a chemise era lavada com frequência.
Stays
Proporcionava suporte ao tronco, elevando o busto e proporcionando uma silhueta cônica. As barbatanas eram de baleia e podia ser tanto decorado e em tecido finos como em tecidos simples e sem enfeites. Os stays geralmente iam até a cintura e possuíam abas para acomodar o quadril e ajudar a manter as saias no lugar. Já escrevi um artigo focado em stays, que você pode conferir aqui no blog.
Meias
Geralmente feitas em seda ou lã, a modelagem das meias seguia o contorno das pernas e o comprimento ia até a acima do joelho. Era comum também que elas tivessem bordados próximos ao calcanhar.
Jarreteiras
Para segurar as meias no lugar era necessário usar as jarreteiras, que são como ligas de pernas. Elas eram ricamente decoradas e o mais comum era que fossem amarradas com fitas, mas ao fim do século já começaram a surgir outros tipos de fechos, como fivela. Para saber mais sobre a história dessa peça e como fazê-la você pode acessar esse outro post.
Bolsos
No século XVIII, os bolsos dos trajes femininos eram uma peça a parte, que ia sob a saia. Podia ser decorado com bordados, em tecidos lisos ou até mesmo trabalhados em patchwork. Ele era acessado por fendas na saia e assim as mulheres podiam guardar pequenos objetos pessoais.
Suportes para as saias
Para armar a saia e deixá-la na silhueta desejável usava-se dois tipos de suporte, os bumpads e os panniers. Bumpad eram almofadas presas em volta da cintura; garantiam volume de uma forma mais casual e prática. Já os panniers eram peças de uso mais formal, principalmente em bailes, na corte e afins. Podiam ser inteiriços como o grand pannier ou separado em duas partes como os pocket hoops.
Anágua
Algumas eram ricamente decoradas para serem usadas sob saias, mas também haviam os modelos mais simples. Modelos acolchoados eram uma opção para aquecer as mulheres no inverno e acrescentar um volume discreto à saia.
Fichu
Usado durante o dia e muito comum entre mulheres inglesas, o fichu era um lenço de musselina usado no decote, por modéstia ou para aquecer. Em mulheres da classe trabalhadora, essas peças também eram usadas para proteger a pele do sol.
É possível perceber como ainda que essas peças não fossem ser vistas, costumavam ser decoradas. Esse é um dos motivos que me fazem ser apaixonada pela moda no período rococó, a atenção aos detalhes é impressionante! Esse foi um breve guia de algumas das peças que eram usadas e suas principais características. Na próxima parte trarei os estilos utilizados e acessórios que ajudavam a compor o traje.
Gosta desse formato de post? Sinta-se livre para sugerir outros temas e épocas que você gostariamde ver aqui no blog!
Referências:
The history of underclothes, C. Willett Cunnington Corset and crinolines, Norah Waugh
National museums Liverpool: Getting dressed in 18th century
Leituras recomendadas:
Stays no século XVIII: o que são e como eram feitos
Desafio de costura histórica: jarreteiras
Uma breve história da lingerie
Gostei do formato e adoraria saber sobre as camadas, tipo de lingerie para os respectivos trajes.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar nesse blog suas pesquisas e conhecimento.
Obrigada!Vou tentar traz mais coisas assim...
ExcluirSeja bem vinda!
Ju, adorei seu post. Você sempre trazendo novidades. Graças aos seus posts, consegui fazer meu traje completo. Suas ideias e projetos me inspiram.
ResponderExcluirAaaa Dani, que bom te ver por aqui de novo! E nossa, fez meu dia saber que consegui te ajudar assim, obrigada pelo feedback!
Excluir