domingo, 13 de abril de 2014

Desafio de costura histórica #7 : Cabeça e pés

 Finalmente consegui postar algo do Desafio de Costura Histórica, versão brasileira do Historical Sew Fortnightly (falo mais sobre o projeto no final do post). A deadline desse desafio é 15 de abril, e mesmo estando enrolada como sempre consegui cumprir o prazo, yay!

Prévia que eu postei no meu instagram logo depois de ter terminado.


Número do desafio: #7
Tecido: Cetim chamousse
Molde: Real Historical Patterns.
Ano da peça: Apróx. 1830-37
Materiais utilizados: Cetim, bordado inglês.
Quão historicamente correto é?: 50% *
Total de horas para finalização: Aprox. 3h, incluindo pesquisa, molde, corte e costura.
Quando utilizou pela primeira vez: 13 de abril, usei em casa mesmo, rs.
Custo total: Aprox. R$5

*Como eu cálculo a acuidade histórica: 25% aparência, 25% materiais, 25% técnicas, 25% modelagem. Seguirei esse cálculo pros próximos desafios também.

Eu esbarrei com esse molde de touca de dormir (Night cap, no original) enquanto estava no tumblr, e logo tratei de salvar o link porque achei o modelo super fofo! E conforme percebi que a deadline pro desafio estava chegando, desisti da minha ideia anterior e resolvi fazer essa touca mesmo.

Optei pelo cetim (com o lado brilhante pra dentro), porque esse material é melhor que o algodão (que seria o ideal), já que ajuda a manter a hidratação dos cabelos e evitar o frizz. Eu já planejava fazer uma touca de cetim como aquelas de banho mesmo então esse desafio veio a calhar.

Agora indo direto ao assunto e falando do processo. Esse é o molde que eu usei:

Night Cap, “The Female’s Friend” 1830-37.

Molde e corte:

Eu tracei o molde com praticamente as mesmas medidas que estão marcadas, deduzindo as que faltavam. Eu não converti pra centímetros, usei uma fita métrica que tinha medidas em polegadas (inches) mesmo.




Costura:

Eu penei um pouco pra entender o passo a passo da costura (que é explicado na imagem acima), e na verdade nem sei se entendi direito, lol. Apelei pro google translator e acabei fazendo da seguinte maneira: Primeiro costurei a renda na aba (Fig. 1), depois disso eu costurei as laterais e a parte curva da touca (Fig. 2), deixando a base com uma barra feita, na parte reta da aba, e costurando as duas tiras maiores (Fig 3) na metade da base da touca e as duas menores (Fig. 6) próximo ao término da renda. Acho que nas fotos dá pra entender melhor como eu fiz. Finalizei todas as costuras com zigue-zague pra não desfiar.








Eu ainda tive a façanha de costurar a aba de forma errada, vide a foto abaixo, e tive que refazer essa parte.



Resultado final:


Eu poderia ter vestido uma chemise pra combinar, mas não, bora ficar com a regata da Marisa            mesmo hahahaha. Mas era domingo, mereço um desconto.








 Essas duas últimas fotos eu não consegui virar de jeito nenhum D:



Eu gostei do resultado, e acho que nem mudaria nada caso eu resolva fazer uma segunda touca.

Sobre o desafio:




O desafio  foi criado pelo blog The Dramstress, mas a Pauline do Diários Anacrônicos está fazendo a versão brasileira com as traduções, no Desafio de Costura Histórica. Nesse desafio há um tema a cada quinzena e os participantes precisam criar uma peça dentro desse tema, incentivando a pesquisa e costura histórica. Para saber mais clique nos links relacionados.

E aí, o que vocês acharam? Aqui em casa minha nova touca não fez sucesso não, acharam estranho, rs.


6 comentários:

  1. Ficou muito bom. Eu adoro esse conjunto cetim\bordado inglês. Nas fantasias de french maid que faço são mandatórios. Estava procurando um cap e encontrei este teu post. Ficou perfeito. Vou seguir suas dicas e fazer um também. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Adoraria ver o resultado final também^^

      Abraços.

      Excluir
    2. Claro Ju. Estou pensando em criar um blog e começar a postar algumas coisas lá. Minhas humildes criações, afinal tenho mais ideias do que prática. Ontem mesmo já começei, está quase pronto.

      Excluir
    3. Que bom, acho que faltam blogs brasileiros do gênero...Eu particularmente adoro blogs, tanto pra publicar quanto pra seguir.

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.