domingo, 6 de julho de 2014

Considerações sobre Transformers: A era da Extinção

 Olha eu aqui falando de um filme que não é de época ou fantasia...deve ser a primeira vez em anos, rs.



       Antes de começar acho válido apontar que esse post é apenas pra expressar a minha opinião sobre o filme, sem a intenção se ser uma crítica ou análise mais aprofundada, até porque não vejo a necessidade disso nesse tipo de filme. E eu sou fã dos filmes, logo aqui você não vai ler que os filmes são um lixo em comparação ao desenho, etc. Desculpa sociedade mas não tenho interesse nos desenhos. Teje avisado, rs.

       O filme é muito bom! Apesar de ter achado o segundo mais ou menos (seria isso uma maldição das sequências?), o terceiro foi ótimo e o quarto seguiu no mesmo nível. O enredo é genérico, e dá pra se resumir em "robôs do mal invadem a terra para acabar com os humanos e os autobots os defendem". Sim, Transformers pode não ter uma grande história, mas eu acho que os outros aspectos compensam muito bem esse fato e ela acaba nem sendo tão necessária.

Nessa imagem dá pra perceber algo que é recorrente nesse filme: as propagandas 
supostamente discretas

       Um desses aspectos sem dúvida são as sequências de ação. Apesar de o foco acabar novamente não sendo apenas nos transformers, quando estes aparecem estão muito bem animados.Os efeitos especiais são espetaculares. Sim, existem muitas explosões, mas eu particularmente adoro explosões (desculpa sociedade²) e pra mim isso não é um defeito.

      Ainda falando dos transformers, é incrível notar como eles não fazem apenas robôs genéricos para os que não são os principais (colocando aqui como principais o Optimus Prime e o Bumblebee), todos são únicos e com características bem marcadas.  Destaque para o Crosshairs que tem até um "sobretudo".

Crosshairs em uma das melhores cenas de ação

      As frases de efeitos e lições de moral ficam a cargo novamente do Optimus Prime (esse lindo!), e eu assisti ao filme dublado em português por motivos de: Guilherme Briggs, que está novamente espetacular como  Prime - não só ele como a dublagem toda está muito boa. O Bumblebee aparece como efeito cômico entre os robôs, com sua característica voz e tiradas engraçadas. Ele aparece com um visual novo após criticarem o seu antigo, o que me fez pensar que ele é extremamente vaidoso e Bumblebee acaba sendo o equivalente transformer aos adolescentes.

      E acho que a maior novidade vem dos [SPOILER] protótipos criados pelos cientistas, que conseguiram manipular o transfórmio (metal de que são feitos os transformers). E achei muito interessante como a forma como eles se transformam é diferente do resto dos robôs (eu já disse que a caracterização dos robôs são perfeitas, não?), tendo até mesmo um som diferente. E aqui ainda temos os dinobots, que são os transformers anciãos que assumem a forma de dinossauros ao invés de carros ou naves. Eles acabam ajudando o Optimus a derrotar Lockdown. [SPOILER]


Optimus Prime usando uma espada e montando um robô dinossauro,
 não consigo imaginar algo mais legal que isso.


      Para os 'robôs do mal' temos o Lockdown, que está ajudando os humanos que caçam os autobots em troca da cabeça do Prime. [SPOILER] Megatron meio que reencarna como Galvatron mas não tem muito destaque na trama, o que me faz pensar que pode vir um Transformers 5 por aí [SPOILER].

       Como elemento humano temos o trio Cade, Tessa e Shane como as pessoas que inicialmente estão ao lado dos autobots. Personagens sem muito aprofundamento, Cade é um pai 'over protective' e Tessa a adolescente rebelde que namora escondido com o Shane, o jovem adulto descolado. Do lado dos cientistas estão Stanley Tucci (esse lindo!²) como Joshua que acaba sendo o vilão com um ar cômico, numa repetição da fórmula dos primeiros filmes; e uma organização que está caçando os autobots.

Tucci interpretando muito bem o Joshua

      Eu recomendo  que assistam em 3D, vale super a pena. Mas não vejam procurando lições sobre política ou sociologia e nem esperem algo inovador e cult, mas sim aproveitem o que o filme é: um filme de ação. E nesse sentido ele cumpre sua função com louvor. Eu dou nota 4/5 nele.

     Bem, é isso. E vocês que já assistiram, o que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.